Você conhece o exame de papanicolaou? Entenda tudo sobre ele!

por Unidade São Camilo de Análises Clínicas | postado 10 de Outubro de 2018 Outubro Rosa, nossos exames, informação, prevenção, análises clínicas, exames

Você sabe o que é o exame de Papanicolaou?

Papanicolaou, ou exame preventivo como é popularmente chamado, é um exame realizado através da microscopia que tem o objetivo de detectar alterações nas células do colo uterino.  Com este exame é possível analisar se há células cancerosas ou anormais, assim como detectar infecções e inflamações.

Com qual idade devo começar a realizar o exame Papanicolaou?

O teste de Papanicolaou é preconizado para mulheres com idades entre 25 e 64 anos e que já tiveram relação sexual. 

De início recomenda-se que o teste seja realizado a cada ano e somente após 2 resultados consecutivos negativos (respeitando o intervalo e 1 ano entre cada) é que a mulher poderá ampliar o intervalo entre testes para cada 3 anos.

Quais os benefícios de se realizar este exame com a frequência correta?

No caso do câncer, quanto mais cedo a mulher receber o diagnóstico, melhor será seu prognóstico, pois o médico assistente poderá dar início ao tratamento em um menor intervalo de tempo.

Conscientize-se, tire um tempo para você mesma e não deixe de realizar seus exames. A prevenção é sempre o melhor caminho para uma vida saudável e plena.

Autor: João Pedro Jock Piva / Farmacêutico-Bioquímico CRF-PR: 17.542