RESSONÂNCIA MULTIPARAMÉTRICA DA PRÓSTATA

por Unidade São Camilo de Diagnóstico por Imagem | postado 14 de Novembro de 2018
Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/gruposaocamilo/www/blog/interna.php on line 98

O Câncer de próstata é o segundo tumor em incidência e mortalidade dentre os homens. Os métodos empregados no rastreamento populacional do câncer de próstata, são a dosagem sérica do PSA e o toque retal. Contudo com a evolução da medicina diagnóstica o exame de Ressonância Multiparamétrica da Próstata possibilitou diagnósticos mais precisos e menos invasivos.

Nos últimos 10 anos a Ressonância Multiparamétrica da Próstata, com sua excelente resolução anatômica, tem avançado substancialmente no diagnóstico do câncer de próstata. Trata-se de um exame não invasivo, que permite a detecção de lesões clinicamente significativas e, quando realizada antes da biópsia, pode poupar até 25% dos pacientes deste procedimento.

Quem deve fazer o exame?

Homens, com indicação médica ou suspeita clínica de alteração prostática.

Como o exame é realizado?

O exame é realizado através do aparelho de Ressonância Magnética, onde o homem, fica deitado de maneira confortável na mesa do equipamento, enquanto as fotos da região de interesse são realizadas. Durante o exame, a região abdominal fica no centro do aparelho, porém, o restante do corpo fora, evitando sensação de claustrofobia. O exame tem duração máxima de 25 minutos.

Benefícios do exame:

  • Metodologia de exame direcionada para a região de interesse, aumentando a sensibilidade e especificidade.  
  • Resultado em até 72 horas úteis.
  • Exame realizado e laudado por especialistas em Medicina Interna.

 

Autor: Fernada Brito Pereira Lucas