Entenda a importância da mamografia e saiba como o exame é realizado

por Unidade São Camilo de Diagnóstico por Imagem | postado 05 de Fevereiro de 2019 nossos exames, informação, prevenção, diagnóstico por imagem, exames

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama ainda é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo inteiro e o mais comum entre as mulheres. Nesse cenário, destacamos a importância da mamografia na prevenção do câncer de mama.

A mamografia na prevenção do câncer de mama tem a função principal de detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento logo em seguida. Dessa forma, as chances de cura aumentam consideravelmente e os impactos da doenças são minimizados.

É importante ressaltar que a mamografia é um exame complementar, mas não deve ser substituído pelo ultrassom ou pelo autoexame, que também são fundamentais para a prevenção do câncer de mama.

Como é feito o exame de mamografia?

O exame de mamografia não é complicado de se fazer. Pode gerar certo desconforto pela compressão das mamas, que são sensíveis. No entanto, o médico poderá orientar a paciente quanto à melhor forma de aliviar o desconforto, que nunca deve ser um empecilho para que a mulher não realize o exame anualmente.

Muitas mulheres adiam o exame de mamografia, pois temem descobrir um possível câncer de mama e não sabem ou ignoram a importância de realizar o exame. Existem também as mulheres que temem a exposição à radiação. Para essas, saibam que a imagem do exame é obtida com raios X de baixa energia e o risco é mínimo, ainda mais se comparado ao benefício que o exame proporciona.

De forma geral, a indicação é que seja feita a mamografia na prevenção do câncer de mama anualmente para mulheres a partir dos 40 anos ou aquelas que apresentam história da doença na família. Procure um profissional, consulte seu médico e veja o melhor momento para iniciar a prevenção.

 

Fonte:clinicadamama.com | INCA dados 2017